Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro revitaliza Ponte Arnaldo Luz, que completa 90 anos de existência

 

A ponte “Arnaldo Luz”, que liga a Ilha das Cobras ao Continente e que compõe a paisagem da Orla Conde, na zona central da cidade do Rio de Janeiro, completou, em 09 de outubro de 2020, 90 anos de existência.

A data marca também a conclusão da revitalização da estrutura dessa ponte pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. Entre os principais serviços realizados, destacam-se a repintura das partes metálicas, a recomposição de barras do guarda-corpo e a instalação de iluminação ornamental.

A construção da ponte “Arnaldo Luz” adveio da necessidade de substituição da antiga ponte-pênsil “Almirante Alexandrino de Alencar”, edificada para permitir a manutenção dos novos encouraçados que seriam encomendados à Inglaterra e a execução do projeto de construção de um novo Arsenal de Marinha na Ilha das Cobras. No período Entreguerras, as funções do Arsenal de Marinha foram ampliadas, com a manutenção e construção de navios também para a Marinha Mercante. Desta forma, a ponte “Alexandrino de Alencar”, tornou-se obsoleta diante da necessidade de uma ponte com capacidade para maiores pesos.

Embora a inauguração da nova ponte tenha ocorrido em 1930, somente em 1934 foi batizada de “Arnaldo Luz”, em homenagem ao Ministro da Marinha em cuja gestão realizou-se a construção.

Neste mês de outubro, a Ponte “Arnaldo Luz” teve sua iluminação configurada em apoio à campanha “Outubro Rosa”, de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Já em novembro, estará iluminada especialmente para contribuir na divulgação da campanha “Novembro Azul”.