Arsenal de Marinha conclui reparo da Porta Batel do Dique Almirante Régis

 

O AMRJ realizou, em 06ABR, a manobra de desdocagem da Porta Batel do Dique Almirante Régis, após a execução, em 56 dias, de reparos que permitiram a recuperação das condições de operacionalidade, maior celeridade nas manobras de docagem/desdocagem e aprimoramento dos aspectos de segurança e confiabilidade de operação no Dique.

Entre os principais serviços realizados destacam-se: a substituição de 28 toneladas de chapas e perfis de aço, fabricação e instalação de quatro ralos; reparo de quatro válvulas de 36 polegadas e duas de 20; instalação de 108 anodos de sacrifício de sua proteção catódica; restabelecimento do sistema de dalas com a instalação de quatro novas válvulas para o suprimento de redes de incêndio, fabricação e instalação de redes; recuperação dos batentes de madeiras das faces “A” e “B”; instalação de novo vedante na face “B”, que se encontrava inoperante e substituição de trechos danificados do vedante da face “A”; duplicação da capacidade do sistema de lastro e esgoto, provendo maior agilidade nas manobras e instalação de quatro novos painéis de controle para suas bombas.

O esforço empreendido pelo pessoal envolvido nos reparos acima e o comprometimento da equipe que guarneceu, por mais de 20 horas ininterruptas, o local de operação da desdocagem, garantiu o êxito da manobra. Foram restabelecidas as condições operacionais da porta batel e a mesma se encontra operando sem restrições com possibilidade de utilização de suas duas faces. Em junho deste ano, o Dique Almirante Régis completará 90 anos de construção.