Arsenal de Marinha conclui chata de óleo e carga para EACF

 

O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro realizou no dia 06 de outubro o lançamento de uma chata de óleo e carga (CHATROC 03), com a posterior entrega do novo meio ao Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) “Ary Rongel” (H44), que fará o transporte até a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

A chata, construída em dois meses, auxiliará nas tarefas de reconstrução da EACF. Com oito metros de comprimento e cinco metros de largura, possui capacidade para transportar 9,5 toneladas de óleo e 7 toneladas de carga. Pelo projeto inicial, o deslocamento da chata seria realizado por rebocadores, mas foram adicionados dois motores de popa, com 200HP cada, conferindo ao meio autonomia de mobilidade e capacidade de manobra.

Também foram entregues, para serem transportados à EACF, quatro skids – suportes para arrasto de contêineres – que facilitarão o transporte em terra das cargas até a chata. Quatorze militares e servidores civis deste Arsenal, que compõem a equipe de manutenção da EACF para a OPERANTAR XXXV, acompanharão “in loco” o rendimento e comportamento do novo meio.