AMRJ representa MB em Reunião de Usuários de Turbinas Rolls-Royce da América do Sul

 

O Diretor do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), Contra-Almirante (EN) Liberal Enio Zanelatto, representou a Marinha do Brasil na XIII Reunião de Usuários de Turbinas Rolls-Royce da América do Sul, realizada em Valparaíso, no Chile, de 25 a 27 de setembro. Além da MB, participaram da reunião representantes da Armada da República da Argentina (ARA), da Armada do Chile (ARCH), da empresa Rolls-Royce e, em caráter de convidados, da Marinha da Grécia.

Desde 2004, a MB, a ARA e a ARCH realizam ações para possibilitar o apoio técnico e logístico das turbinas a gás (TG) “Tyne” e “Olympus”, de fabricação "Rolls-Royce, através do intercâmbio técnico de pessoal e da realização deste fórum de discussões. A XIII Reunião foi aberta com a leitura da ata do encontro anterior, realizado no AMRJ, em 2016, seguida de apresentações técnicas das Forças Navais presentes e da Rolls-Royce.

As comitivas realizaram ainda visitas a um simulador de propulsão e ao simulador do sistema de controle de combustível das Turbinas “Tyne” na Academia Politécnica Naval, em Viña del Mar, e à bancada de testes de queimadores de turbinas no estaleiro estatal Astilleros y Maestranzas de la Armada de Chile (ASMAR), em Valparaíso. Para o Contra-Almirante (EN) Liberal, “a reunião possibilitou a absorção de conhecimentos sobre a operação e manutenção das turbinas, que hoje são empregadas nas Fragatas das Classes ‘Niterói’ e ‘Greenhalgh’, além de ser discutido o processo de revisão dos acessórios destes equipamentos”.