AMRJ realiza campanha de prevenção ao câncer de mama no Outubro Rosa

 

O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) celebrou o Outubro Rosa com a realização, no dia 10 de outubro, de um ciclo de palestras sobre diferentes aspectos que envolvem a prevenção e o tratamento do câncer de mama, além de promover uma campanha de divulgação diária de notas informativas sobre a doença durante todo o mês.

O ciclo foi aberto com a palestra “Prevenção contra o Câncer de Mama”, do Ginecologista e Mastologista João Cláudio de Sousa Caetano, que destacou a incidência, os principais fatores de risco, os sinais e sintomas, o rastreio e o tratamento da doença. Em seguida, a Enfermeira Renata Santos deu um depoimento pessoal emocionante de como superou o câncer de mama, descoberto aos 29 anos, ressaltando a fé e a determinação com que enfrentou o tratamento, assim como a importância do apoio dos familiares.

A Primeiro-Tenente (RM2-S) Kelly Simões, Doutora em Psicologia, discutiu os aspectos psicológicos no câncer de mama, como no momento do diagnóstico, que vem acompanhado de choque, culpa, medo e angústia; e durante o tratamento, que mexe com a feminilidade da mulher. O evento foi encerrado com a palestra do Primeiro-Tenente (CN) João Roberto, sobre a importância da vida espiritual no combate ao câncer, que deve ser encarado sempre com a fé em que a cura será alcançada.