AMRJ promove palestra sobre prevenção e combate ao câncer bucal

 

O AMRJ promoveu, em 28SET16, uma palestra sobre prevenção e combate ao câncer bucal, proferida pela 1T(RM2-CD) Lívia Paes Borges, Especialista e Mestre em Periodontia, para conscientizar sua tripulação sobre o tema, ainda pouco conhecido, uma vez que o câncer na cavidade oral é o sexto mais comum na população masculina no Brasil. 

Na palestra, foram apresentados e discutidos os fatores de risco da doença, com destaque para: fumo, consumo regular de bebidas alcoólicas, vírus HPV, exposição ao sol sem proteção, higiene bucal deficiente, estado de dentição precário e dietas pobres em proteínas, vitaminas e minerais; foram apresentadas imagens das lesões decorrentes do câncer bucal e como identificá-las; reiterada a importância da prevenção e da consulta odontológica de controle e informado que, para 2016, a estimativa é de mais de onze mil novos casos da doença em homens e mais de quatro mil em mulheres.

O público presente esclareceu diversas dúvidas. Segundo a servidora civil Margareth Ferreira de Souza, “esse tipo de esclarecimento é fundamental e motivador para que as pessoas se cuidem e fiquem mais atentas à higiene bucal.”