AMRJ promove palestra sobre Habilidades Sociais em projeto contra estresse

 

O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), através do Núcleo de Assistência Social (NAS), promoveu, no dia 30 de maio, uma palestra sobre Habilidades Sociais para a Tripulação da OM e da Diretoria Industrial da Marinha (DIM). O palestrante, Lúcio Emmanuel Novais, Psicólogo Clínico do Centro Psicológico de Controle do Stress (IPCS) e Diretor da Associação Brasileira de Stress (ABS), ressaltou a relevância do tema para a vida profissional e cotidiana e expôs um breve histórico sobre os treinamentos em Habilidades Sociais desenvolvidos em vários países.

Através de diversos exemplos e dinâmicas realizadas com o público, o psicólogo enfatizou a diferença entre comportamento assertivo, não-assertivo e agressivo. Também foi aplicado um questionário sobre assertividade profissional, a partir do qual o palestrante alertou sobre o problema da Passividade Pura e da Agressividade, esclarecendo que ser Assertivo é exigir respeito e respeitar o outro.

Lúcio Novais encerrou a apresentação ensinando técnicas para reduzir os níveis de oxigenação no cérebro, advindos de situações de pânico, mostrou exercícios simples para diminuir o nível de stress e destacou a importância de agir com calma em situações adversas.