AMRJ finaliza etapa de docagem dos navios antárticos e do NPa “Maracanã”

 

O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) finalizou em 19 de agosto, após três meses de obras, a etapa de docagem do Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel” (H-44) e do Navio Polar “Almirante Maximiano” (H-41), que se encontravam no Dique Almirante Régis junto ao casco do futuro Navio-Patrulha “Maracanã”.

No NPa “Maracanã”, em etapa de finalização da construção, além de iniciadas as montagens dos principais sistemas elétricos e de transferência de líquidos a bordo, os principais serviços executados foram tratamento e pintura do casco, substituição de anodos de sacrifício e batimento das linhas dos dois eixos propulsores, com a montagem definitiva dos acessórios.

A docagem do NPo “Almirante Maximiano”, parte do Período de Manutenção Geral (PMG) do navio, contou com os serviços de revisão dos motores de combustão principal, auxiliar e de emergência, do controle da propulsão e dos guindastes a meia nau e de popa, entre outros.

O NApOc “Ary Rongel”, por sua vez, passou por um Período de Docagem de Rotina (PDR), com revisão dos motores de combustão principal e auxiliar e reparo estrutural da caldeira, entre outros serviços. Os dois navios estão sendo preparados para a XXXVIII OPERANTAR.