Arsenal de Marinha entrega Escaler laminado por infusão a vácuo ao CIAA

 

O Arsenal de Marinha realizou, em 14 de maio de 2021, a entrega de um Escaler ao Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), o 2º construído com a técnica de Infusão a Vácuo, caracterizada pela absorção da resina por meio de vácuo sobre o molde. A 1ª embarcação foi entregue ao Centro de Instrução Almirante Wandenkolk, em dezembro de 2018.

Nessa técnica, as peças produzidas por infusão diferenciam-se, em relação ao antigo processo de laminação manual (hand-lay-up), por produzir componentes de alta performance: em razão fibra/resina; elevada qualidade de superfície/acabamento; rapidez no processo produtivo; facilidade de preparação e manuseio dos materiais; além de minimizar a emissão de compostos orgânicos voláteis, como o estireno, para o meio ambiente.

O Diretor do AMRJ, Contra-Almirante (EN) José Luiz Rangel da Silva, acompanhou a entrega oficial ao Comandante do Corpo de Alunos do CIAA, Capitão de Fragata Rodrigo Collaço, ressaltando o empenho da equipe responsável pela embarcação e o aperfeiçoamento da técnica de construção, que proporciona vantagem competitiva pela alta tecnologia com menos insumos.