AMRJ entrega ao CIAW primeiro escaler fabricado com tecnologia de infusão a vácuo

 

O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) entregou ao Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) o primeiro escaler fabricado com a inovadora tecnologia de infusão a vácuo, em cerimônia que contou com a presença do Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra Luiz Henrique Caroli, e do Diretor Industrial da Marinha, Vice-Almirante (EN) Mario Ferreira Botelho.

Após apresentação das características da embarcação e do processo de fabricação da mesma, o termo de entrega e recebimento do escaler foi assinado pelo Diretor do AMRJ, Vice-Almirante (EN) Liberal Enio Zanelatto, e pelo Comandante do CIAW, Contra-Almirante Henrique Renato Baptista de Souza. O evento contou ainda com a participação do Procurador Especial da Marinha, Vice-Almirante (RM1) Domingos Sávio Almeida Nogueira, e do Presidente do Centro Cultural do Movimento Escoteiro, André Torricelli.

A laminação por infusão a vácuo se caracteriza essencialmente pela absorção da resina por meio de vácuo sobre o molde. As peças produzidas por infusão diferenciam-se, em relação ao antigo processo de laminação manual (hand-lay-up), por apresentar melhor acabamento, dimensional mais exato, menor peso, maior resistência a esforços mecânicos, rapidez no processo de fabricação, facilidade de preparação e manuseio dos materiais, além da redução da emissão de compostos orgânicos voláteis, como o estireno, para o meio ambiente.

O processo de infusão a vácuo proporcionou a redução do tempo de fabricação do escaler pela metade, comparando-se com o processo tradicional - de 9 para 4 meses e meio -, e redução do peso também pela metade, resultando em uma embarcação mais leve e competitiva, além de menor gasto com insumos. A absorção dessa nova tecnologia foi estabelecida por meio de contrato entre o AMRJ e a Empresa Marine Composites Projetos Estruturais Ltda.