AMRJ celebra o Dia da Marinha

 

16/06/2023

O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) celebrou o Dia da Marinha em cerimônia realizada no dia 14 de junho, no Auditório do ed. 11. No evento, presidido pelo Diretor do AMRJ, Contra-Almirante (EN) Mauro Nicoloso Bonotto, foram lidas a mensagem do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, e a Ordem do Dia nº4/2023, do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, que destacaram os feitos dos “Heróis-Marinheiros” que lutaram na Batalha Naval do Riachuelo, em 11 de junho de 1865, um dos eventos decisivos da Guerra da Tríplice Aliança (1864–1870).

Durante a cerimônia, que contou com a presença de diversos familiares dos agraciados, foram  entregues, a Oficiais e Praças, as medalhas militares de ouro, prata e bronze, além de distintivos de bom comportamento e a troca de divisas de militares promovidos.

As comemorações pelo Dia da Marinha – 11 de junho – seguiram por todo o país, ratificando a necessidade e a importância de proteger os espaços marítimos brasileiros  conhecidos como Amazônia Azul, cerca de 5,7 milhões de Km², nos quais estão contidas riquezas incalculáveis. Os investimentos na economia do mar produzem empregos, oportunidades, distribuição de renda, dignidade, tecnologia e prosperidade ao país.

No Rio de Janeiro, a celebração pelo Dia da Marinha foi marcada por eventos comemorativos, como a apresentação da Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro nas proximidades do Museu do Amanhã; exposição de veículos blindados do Corpo de Fuzileiros Navais na Praia de Copacabana; Parada Naval e Aeronaval com a participação de navios e aeronaves da Marinha do Brasil na orla do Rio de Janeiro; e apresentações das Bandas de Música e Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, entre outros.