ARSENAL DE MARINHA COMEMORA ANIVERSÁRIO DE 258 ANOS DE FUNDAÇÃO

 

O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) realizou, no dia 15 de dezembro, a cerimônia alusiva ao 258o aniversário de sua fundação, reunindo parte da tripulação para a leitura da Ordem do Dia e homenagem às Praças e aos Servidores Civis Padrão de 2021, com a entrega de diplomas e placas em reconhecimento pela dedicação à Instituição.

Fundado em 29 de dezembro de 1763, ao sopé do Mosteiro de São Bento, pelo Vice-Rei D. Antônio Álvares da Cunha, o Conde da Cunha, o AMRJ é a Organização Militar mais antiga da Marinha do Brasil.

Entre as realizações de 2021, o Diretor do AMRJ, Contra-Almirante (EN) José Luiz Rangel da Silva, destacou, na Ordem do Dia alusiva ao evento, o cumprimento da missão, desde o primeiro e desafiador projeto, a construção, em 1764, da Nau “São Sebastião”, entregue em 1767; discorrendo sobre as conquistas ao longo desses mais de 2 séculos e meio. Ressaltou, ainda, a legitimação da retomada da construção naval no Arsenal, com os Navios-Patrulha “Maracanã” e “Mangaratiba” e, ainda, as lanchas de Operações Ribeirinhas (LOpRib) “Cuiabá”, entregue ao Grupo de Embarcações de Operações Ribeirinhas do Mato Grosso, em julho de 2021; “SINOP” , concluída, com provas de cais e mar e entrega ao Setor Operativo em janeiro de 2022; e “São Félix do Araguaia”, cujas obras estruturais já foram finalizadas e sua entrega está prevista para março de 2022. Hoje, o AMRJ está pronto para implementar essa nova demanda, a construção de embarcações blindadas de alto desempenho. Enfatizou, também, a modernização e maior eficiência do sistema gerencial do Arsenal, através da integração entre gerenciamento, execução, controle financeiro, transparência, informação, padronização de cronogramas e elaboração de indicadores, o que tem conduzido a Instituição ao alcance de seus objetivos, com importantes resultados nos projetos e acurácia financeira. Finalizando, reafirmou sua convicção na capacidade do AMRJ em vencer os desafios que lhe são apresentados e endossou seu agradecimento à Tripulação desta secular Organização Militar, por continuar contribuindo para fortalecer a nossa Marinha e ratificar nosso lema “Tradição em fazer bem feito”!