LRIT (Sistema de Identificação e Acompanhamento de Navios a Longa Distância)

 

Pela Resolução MSC 202(81) da Organização Marítima Internacional, foi criado o LRIT (LONG-RANGE IDENTIFICATION AND TRACKING), no qual é exigido o envio de informações sobre o posicionamento de navios para os Centros de Dados do Sistema LRIT.

  O Centro de Dados Nacional LRIT (CDNLRIT) está estabelecido nas instalações do CISMAR, funcionando como um sistema independente do SISTRAM.

  Desta forma, os navios não estão dispensados do cumprimento das obrigações previstas pelo SISTRAM. Os navios SOLAS de bandeira brasileira, quando navegando em qualquer área marítima do mundo, deverão transmitir para o CDNLRIT, a cada seis horas.

  O LRIT tem como propósito manter o acompanhamento da movimentação de navios mercantes de bandeira brasileira, sujeitos a regulamentação SOLAS, através de informações padronizadas de posição, fornecidas pelos provedores de sistemas de acompanhamento (tracking).

  A implantação do LRIT e seus respectivos Centros de Dados permitirá o oportuno intercâmbio de informações entre os sistemas de controle do tráfego marítimo dos países signatários da Convenção SOLAS para uso em seus sistemas SAR e para a identificação do tráfego marítimo de interesse.