Militares do Salvamar Brasil participam de Exercício SAR da Força Aérea Brasileira

Entre os dias 28 de outubro e 12 de novembro, militares do Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (SALVAMAR BRASIL) participaram do Exercício Operacional de Busca e Salvamento Aeronáutico - SAREX I. O Exercício, organizado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgão central do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (SISSAR), foi realizado na Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro-RJ.
 
O SAREX I visa a aprimorar a atuação de militares em Centros de Coordenação e Salvamento Conjunto e a consolidar doutrinas de coordenação das Operações SAR. A Marinha do Brasil (MB) participou ativamente com quatro militares, sendo três do SALVAMAR BRASIL, localizado no Comando de Operações Navais, e um do SALVAMAR SUESTE (Comando do 1º Distrito Naval).
 
A participação desses militares contribuiu para estreitar o relacionamento entre a MB e a Força Aérea Brasileira (FAB) que, por intermédio da atuação conjunta do SALVAMAR e do SISSAR, trabalham em prol da Salvaguarda da Vida Humana nas operações de busca e salvamento na área SAR de responsabilidade do Brasil. O exercício ainda proporcionou interoperabilidade entre as Forças, por meio da troca de conhecimentos e intercâmbio de procedimentos.