Aviso de Patrulha “Barracuda” participa de operação de busca de vida na baixada santista

No dia 24 de março, aconteceu a primeira atividade de “Busca Vida”, definida pela sigla em inglês SAR (Search And Rescue), por meio do Núcleo do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste (N-ComGptPatNavSSE).
 
A ação, realizada em parceria com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) e a comunidade de pescadores do município do Guarujá-SP, ocorreu sob a coordenação do Comando do 8º Distrito Naval, tendo como sub centro de coordenação SAR a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP).
 
A missão se fez necessária quando a CPSP recebeu o pedido de ajuda, na noite do dia 23, sobre o desaparecimento de um pescador local, entre a Ilha da Moela e a Praia do Indaiá, no município de Bertioga (SP). Segundo informações de seus amigos, o pescador não portava celular e sua embarcação “Mestre João Caiçara” não tinha rádio comunicador.
 
Assim, a operação teve início às 08 horas, com o suspender do Aviso de Patrulha (AviPa) “Barracuda”, guarnecido por nove militares do N-ComGptPatNavSSE.
 
A ação conjunta teve êxito em poucas horas, com a localização de destroços da embarcação e do corpo do desaparecido, já sem vida.
 
O desfecho apenas enfatiza a importância das campanhas de uso de equipamentos de salvatagem, além da busca de informação sobre as condições do tempo antes de se lançar ao mar.
 
Para a sociedade fica o exemplo de prontidão e presteza dos militares da Marinha e dos Bombeiros, no cumprimento das tarefas de salvaguardar a vida humana no mar.