Pular para o conteúdo principal

Pacientes da UISM ganham área de lazer

  • Publicado em 19/04/2016 - 15:37
  • Atualizado em 19/04/2016 - 15:37
Compartilhe:

Desenlace da fita do espaço para lazer e convívio social

 

No dia 6 de abril, os pacientes do Centro de Atenção Diária (CAD) da Unidade Integrada de Saúde Mental (UISM) ganharam um novo espaço para lazer e convívio social. A inauguração contou com a presença de autoridades navais, representantes do Abrigo do Marinheiro, das Voluntárias Cisne Branco (VCB), pacientes e a tripulação da UISM.

 

O CAD foi inaugurado em 2002, um ano após a criação da Lei da Reforma Psiquiátrica Brasileira, que dispõe sobre a proteção e os direitos dos portadores de transtornos mentais. Em 2010, o serviço foi redimensionado e novas instalações foram construídas, com a efetiva participação das VCB, que desde então apoiam o projeto. Por meio de uma equipe terapêutica multidisciplinar, os pacientes do CAD têm acesso a uma rede de serviços.

 

A Diretora Nacional das VCB, Christiani Leal Ferreira, impossibilitada de estar presente, enviou uma mensagem de incentivo ao emprego da área de lazer e de cumprimentos pela iniciativa. A voluntária do CAD, Sheila Royo Soares de Moura, explicou os motivos para a construção do novo ambiente, “algumas vezes o paciente terapêutico não tem paciência para ficar 30 minutos em sala fechada acompanhando uma oficina. Ele quer sair, andar e esse espaço vai suprir essa necessidade. Os pacientes poderão usar as mesas de jogos, fazer exercícios em tempo de chuva e conversar. Tudo isso é terapêutico para eles. Essa área veio para completar tudo o que nós já temos aqui”, afirmou.

 

O Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, participou da cerimônia e também falou sobre a importância do espaço, “hoje é um momento de alegria. Essa área amplia a diversidade das ações terapêuticas e eleva a qualificação do atendimento para a nossa família naval, que é o objetivo final de todas as nossas atividades”, declarou o Almirante.

 

Após o desenlace da fita, que marcou a inauguração do novo espaço, os convidados visitaram as instalações do CAD e assistiram a uma apresentação do coral formado por pacientes.

 

Compartilhe: