Pular para o conteúdo principal

Alunos da EFOMM realizam curso no Planetário da Gávea

  • Publicado em 17/04/2016 - 15:01
  • Atualizado em 17/04/2016 - 15:01
Compartilhe:

Alunos de náutica da EFOMM no planetário

Alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) realizaram, entre os dias 28 a 31 de março, o curso de identificação do céu, coordenado pelo Planetário da Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro.

 

As aulas foram ministradas pelo astrônomo Alexandre Cherman, ex-professor do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), doutor em física e gerente de astronomia do planetário. Os alunos no curso tiveram a oportunidade de aprender mais sobre as estrelas, identificar os principais alinhamentos e asterismos.

 

Para os futuros homens e mulheres do mar, observar os astros e realizar a navegação astronômica auxilia na determinação da sua posição ou mesmo na obtenção de outras informações úteis para a segurança da embarcação. Além disso, garante que os navegantes nunca serão dependentes da tecnologia ou de satélites. 

 

Compartilhe: