Laboratório de Processos Oceânicos (LabPRO)

O LabPRO tem como objetivo adquirir e processar dados oceanográficos para o entendimento dos processos oceânicos (plataforma continental e contornos adjacentes).
Duas frentes de estudo são continuamente realizadas pelo laboratório: Análise de dados de temperatura e salinidade, e a análise de dados de ondas.

 

I) Análise de dados de Temperatura e Salinidade

A análise dos dados de temperatura e salinidade, adquiridos por diversos instrumentos (XBT, CTD, TSG e Argos) é iniciada através do programa CARGO (registro INPI Processo n⁰ 512018001485-2) que qualifica os dados dentro dos critérios internacionais estabelecidos para QC (Quality Control) – Global Temperature Salinity Profile Programme (GTSPP).

Inicio dos testes para QC (Quality Control) de um perfil de CTD

 

Dois projetos encabeçam as atividades do laboratório: Processos Oceanográficos, em parceria com o Centro de Hidrografia da Marinha e que possui como produtos o programa CARGO e o Sistema Tático de Fatores Ambientais (STFA).

Resumo dos parâmetros apresentados pelo Sistema Tático de Fatores Ambientais (STFA)

Os parâmetros ambientais apresentados pelo STFA são climatologias mensais de diversas fontes de dados, entre elas: BDAQ (Base de Dados Qualificadas) de perfis de temperatura e salinidade do próprio IEAPM, informações de roteiro, banco de sedimento de fundo (SISGEO) e tabelas de maré calculadas pela Diretoria de Hidrografia e Navegação. Os parâmetros são:
 

Mapas climatológicos mensais:

  • Batimetria.
  • Profundidade de Camada; Temperatura na Camada; Gradiente de Temperatura; Salinidade Superficial.
  • Corrente de superfície (modelados).
  • Temperatura da superfície do mar, Altura significativa de onda (modelados).
  • Dados Meteorológicos (reanálise): Temperatura do ar; Ventos, Pressão Atm; Precipitação, Cobertura de Nuvem, Umidade Relativa.
  • Informações pontuais: Faciologia, perfil T-S-SV e Densidade, Rosa dos Ventos (reanálise).
  • Informações Adicionais: Almanaque e Toponímia.

II) Análise de Dados de Ondas

Os Dados de Ondas são analisados  a partir de séries de dados obtidos por boias de fundeio de longa duração. Metodologias consagradas são aplicadas para a identificação de padrões e anomalias e estabelecimento de climatologias.
Atualmente são realizadas análises dos dados de ondógrafos instalados nas boias meteoceanográficas do Programa Nacional de Boias (PNBOIA), pertencentes ao GOOS-BR e da linha de fundeio instalada em Arraial do Cabo pelo Subprojeto Sistema Integrado de Obtenção de Dados Oceanográficos (SIODOC).

 

Esquema da Aquisição de Dados do projeto SIODOC

 

Analise dos dados de ondas adquiridos pela boia do SIODOC