Laboratório de Análises Granulométricas e de Teor de Carbonatos – LABGEO

Realiza análises granulométricas e de teor de carbonatos em sedimentos marinhos e terrestres praiais através de duas metodologias:

Metodologia manual, baseada no método de Folk & Ward (1957), utilizando o peneiramento das frações grossas e a pipetagem para a separação das frações silto-argilosas. Essa análise textual das amostras determina uma série de parâmetros: diâmetro, PHI, peso, fração simples, fração acumulada, classificação das amostras segundo os parâmetros estatísticos e a classificação estrutural segundo Shepard.

Metodologia por difração a laser, a qual baseia-se na ISO 13320, sendo empregada especificamente para sedimentos finos. A análise granulométrica realizada utiliza a técnica de espalhamento de luz laser de baixo ângulo (LALLS – Low angle laser light scattering), conhecida genericamente como “espalhamento de luz”. É uma análise de resultados mais rápidos na determinação da distribuição granulométrica com seus percentuais.

 

Amostras em decantação durante análise de sedimentos finos, pelo método de pipetagem

 

Utensílios preparados para análise de sedimentos finos, pelo método de pipetagem. Ao fundo o analisador de partículas a laser