Pular para o conteúdo principal
  • Publicado em 11/11/2025 - 12:10
  • Atualizado em 11/11/2025 - 12:12
Compartilhe:

   A Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco (EAMPE) comemorou, nesta quinta-feira (23), seu 168º aniversário de criação com uma cerimônia marcada pelo simbolismo, pela tradição naval e pelo reconhecimento às instituições e personalidades civis e militares que contribuem com a missão da Marinha do Brasil.

   As autoridades foram recepcionadas a bordo da Fragata Pernambuco reforçando o caráter solene e marinheiro. Em seguida, os convidados se dirigiram ao auditório, onde ocorreu a cerimônia principal.

   Entre as autoridades presentes estiveram o Deputado Federal, Pastor Eurico da Silva; o Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro; a Prefeita de Olinda, Mirella Santos; a Reitora da Universidade de Pernambuco, Maria do Socorro Mendonça; e o Vice-diretor do Hospital Naval de Recife, Capitão de Mar e Guerra (MD) Arnaldo Oliveira de Jesus.

   Durante o evento, foi realizada a entrega do Prêmio “Mérito Visconde de Albuquerque”, instituído em 2012 em homenagem ao pernambucano Antônio Francisco de Paula Holanda Cavalcanti de Albuquerque, o Visconde de Albuquerque — responsável por sugerir a criação da primeira Companhia de Aprendizes-Marinheiros, em 1840. A honraria reconhece pessoas e instituições que se destacam por apoiar a formação intelectual, moral e profissional dos alunos da Escola.

   Entre os agraciados de 2025, estiveram a Prefeitura Municipal de Olinda, a Universidade de Pernambuco (UPE) e o Instituto Cabanga de Responsabilidade Social, além de diversas autoridades civis e militares, como o General Maurílio Miranda Netto Ribeiro, a Consultora Jurídica da União em Pernambuco, Cláudia Fabiana Alves Belfort, e a professora Zilma Figueiredo, reconhecida por sua longa trajetória dedicada ao ensino da história naval na EAMPE.

Compartilhe: