CURSO DE FORMAÇÃO DE MARINHEIROS
(C-FMN)
O Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa (C-FMN) destina-se à formação de Marinheiros para o Corpo de Praças da Armada (CPA), tendo a duração de 48 semanas, conduzido sob o regime de semi-internato, com 40 horas semanais.
O C-FMN será desenvolvido em duas fases: Aprendiz-Marinheiro (AM) e Grumete (GR). A primeira fase corresponde ao desenvolvimento de competências da formação militar naval, envolvendo dois tipos de ensino: básico e militar naval. Nesta fase os alunos estarão na condição de Aprendizes-Marinheiros, sendo estimulados a desenvolver as habilidades necessárias ao exercício da atividade militar compatível com a militar-naval.
A segunda fase de formação ocorre na graduação de Grumete. O objetivo nesta fase de formação é o desenvolvimento de competências relacionadas ao ensino profissional militar em uma das três áreas de atuação possíveis na graduação de MN: Apoio, Eletroeletrônica e Mecânica, bem como dar continuidade aos aspectos militares iniciados na primeira fase do C-FMN.
Durante o C-FMN, além das aulas previstas no currículo, são realizadas atividades extraclasse, como visitas a OM da Marinha ou de outra força e navios da MB em visita ao porto do Recife, palestras cívico-culturais e atividades desportivas e recreativas. Além disso, ocorrem, ao longo do ano letivo, palestras de orientação preventiva para os Alunos, como noções básicas a respeito de dependência química (drogas e alcoolismo), cidadania, educação financeira, doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, planejamento familiar, relacionamento interpessoal e grupal, administração do estresse e dificuldades reais e facilidades ilusórias da vida numa cidade grande.
Após a conclusão do Curso de Formação de Marinheiros, os Grumetes são nomeados Marinheiros do Corpo de Praças da Armada e serão distribuídos para as diversas Organizações Militares da Marinha do Brasil localizadas em todo o território nacional.