Pular para o conteúdo principal

Diretoria de Hidrografia e Navegação é aberta ao público em comemoração ao aniversário da Batalha Naval do Riachuelo

  • Publicado em 27/06/2019 - 17:23
  • Atualizado em 27/06/2019 - 17:23
Compartilhe:
Notícias

Visitação pública ao Espaço da Memória Histórica da DHN

Como parte das comemorações alusivas ao 152º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha do Brasil – a Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), no dia 15 de junho, abriu seu Espaço da Memória Histórica e o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) Vital de Oliveira para visitação pública. A iniciativa foi realizada com o apoio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM). Ao longo do dia cerca de 150 pessoas passaram pelo Complexo Naval da Ponta da Armação.

O Espaço da Memória Histórica foi inaugurado no dia 28 de setembro de 1994. Localiza-se no andar térreo da Casa D’Armas da Ponta da Armação. Reúne maquetes, fotos, documentos, instrumentos náuticos, entre outros itens em exposição relacionado à hidrografia, oceanografia, cartografia, meteorologia, auxílios à navegação e pesquisa científica na Antártica.

No Espaço, situa-se a Praça D’Armas do Navio Oceanográfico (NOc) “Almirante Saldanha”. Remontada integralmente no local, conta com itens originais como as vigias do Navio; uma coleção de brasões que registram visitas feitas e recebidas pela embarcação; o telefone utilizado para comunicação interna e externa; o piano, uma raridade em navios; louças e pratarias.

A área externa à Praça D’Armas simula o ambiente típico de um cais. No local, foi inaugurado, em 28 de setembro de 2017, o quadro “Navio Oceanográfico (NOc) ‘Almirante Saldanha’ em Sede Histórica da Hidrografia”, pintura em óleo sobre tela, de Carlos Kirovsky, que retrata o Navio e a antiga sede da Repartição Hidrográfica localizada na Ilha Fiscal, entre 1914 e 1983, um dos mais belos monumentos do Período Imperial no Rio de Janeiro.

Visitantes durante a visita ao NPqHo Vital de Oliveira

Já o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira”, com a maior quantidade (28 no total) de equipamentos científicos a bordo de um navio brasileiro, os quais permitem a coleta de dados da atmosfera, oceano, solo e subsolo marinhos, atua como Plataforma Marítima, Laboratório Oceânico e Laboratório Multiuso. O Navio é empregado prioritariamente em prol do monitoramento e caracterização física, química, biológica, geológica e ambiental de áreas oceânicas estratégicas, para o emprego e aplicação do poder naval, bem como a exploração de recursos naturais, com ênfase nos recursos minerais, óleo e gás, ampliando, dessa forma, a presença brasileira no Atlântico Sul e Equatorial.

A obtenção do NPqHo “Vital de Oliveira” foi decorrente de um Acordo de Cooperação firmado entre a Marinha do Brasil (MB), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Petróleo Brasileiro (PETROBRAS) e a VALE S.A., assinado em 20 de setembro de 2012. O objeto desse Acordo de Cooperação foi a aquisição de um navio moderno, com uma vasta gama de equipamentos científicos.

 

 

 

Compartilhe: