Pular para o conteúdo principal

CPCE promove visita da comunidade cearense ao Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira”

  • Publicado em 18/07/2023 - 14:25
  • Atualizado em 18/07/2023 - 14:25
Compartilhe:

Após 25 dias ininterruptos de operação no mar, o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira”, cujo nome é em homenagem ao Patrono da Hidrografia, Capitão de Fragata Manoel Antônio Vital de Oliveira, realizou uma parada estratégica para reabastecimento e troca da equipe de pesquisadores no Porto de Fortaleza, Ceará.

Durante sua estadia, o Navio recebeu, nos dias 30 de junho e 01 de julho, a visita da comunidade cearense, incluindo alunos e professores do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC), alunos da Turma Papa/2023 da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE), do Chefe da Unidade Regional da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Roni Perez de Mello, e do Presidente da Câmara Setorial da Economia do Mar da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Roberto de Matos Brito Gradvohl. Na ocasião, eles puderam conhecer de perto as instalações da embarcação e testemunhar o profissionalismo, a dedicação e o comprometimento da tripulação.

O NPqHo “Vital de Oliveira” possui uma vasta gama de equipamentos científicos a bordo e é uma moderna plataforma móvel de pesquisa capaz de mapear dados da atmosfera, oceano, solo e subsolo marinhos, possibilitando o atendimento das principais demandas da comunidade científica nacional, um melhor conhecimento das riquezas existentes na Amazônia Azul e a ampliação da presença brasileira no Atlântico Sul e Equatorial.

Na atual comissão Comitê Gestor II, o Navio está sendo empregado para pesquisas na Margem Equatorial, importante região marítima compreendida entre os Estados do Amapá e do Rio Grande do Norte, em apoio a projetos científicos selecionados pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) e Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM). Para conduzir as inúmeras atividades no dia a dia de bordo, o NPqHo “Vital de Oliveira” conta com 130 tripulantes, dentre eles podendo embarcar até 40 pesquisadores.

Compartilhe: