Pular para o conteúdo principal
  • Publicado em 01/06/2026 - 15:59
  • Atualizado em 01/06/2026 - 16:11
Compartilhe:


MARINHA DO BRASIL

 

COMANDO DE OPERAÇÕES MARÍTIMAS E 

PROTEÇÃO DA AMAZÔNIA AZUL

                                                    

Marinha amplia cooperação com a Petrobras

 


1ª turma do Curso Expedito Básico SAR para funcionários da Petrobras

 

Em uma iniciativa inédita de cooperação entre o Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz), Salvamar Brasil e a Petrobras, 16 funcionários da estatal concluíram com êxito, em 29 de maio de 2026, o Curso Expedito Básico de Busca e Salvamento (SAR), ministrado pelo Salvamar Brasil. Esta foi a primeira vez que o treinamento foi oferecido à empresa, marcando um importante avanço na integração entre a Marinha do Brasil e instituições estratégicas ligadas à salvaguarda da vida no mar.

O curso tem como objetivo complementar a capacitação técnico-profissional tanto de militares da Marinha do Brasil quanto de profissionais de outros órgãos envolvidos em atividades ligadas ao SAR. A formação também busca fortalecer a coordenação e a integração entre diferentes entidades que podem atuar em operações na Busca e Salvamento marítimo e fluvial, ampliando a capacidade de resposta em situações de emergência no mar, nos portos e nas vias navegáveis interiores.

A iniciativa reforça o compromisso conjunto com a segurança da navegação, a proteção da vida humana no mar e a defesa da Amazônia Azul, área marítima de importância estratégica para o país.

Compartilhe: