BASE DE FUZILEIROS NAVAIS DO RIO MERITI

HISTÓRICO

A Base de Fuzileiros Navais do Rio Meriti (BFNRM) foi criada pela Portaria Ministerial nº 419 de 11 de dezembro de 1996. Em 30 de julho de 1997, a BFNRM teve ativada as suas instalações, oriundas das edificações que pertenciam à extinta Imprensa Naval e sendo o seu primeiro Comandante o CMG(FN) JOSÉ CARLOS RIBEIRO DA SILVA. Localizada na Rodovia Washington Luiz, s/nº, Km 124, Parque Duque, Duque de Caxias, Rio de Janeiro, a BFNRM está situada à margem direita do Rio Meriti, tendo à sua frente a Rodovia Washington Luiz, sendo que junto à sua lateral direita estão os Batalhões de Fuzileiros Navais de Engenharia e Logístico, formando assim o CNCM (Complexo Naval Caxias Meriti).

 

HERÁLDICA

Descrição:

Num escudo boleado, encimado pela coroa naval e envolto por elipse feita de cabo de ouro terminado em nó direito, em campo de vermelho, dois fuzis de ouro, passados em aspa, com âncora superposta, em pala e do mesmo metal; em chefe azul, faixa ondada de prata, encimada por coluna jônica de ouro.

Explicação:

No campo de vermelho, esmalte evocativo de bravura, denodo e intrepidez, predicados dos Fuzileiros Navais do Brasil, os fuzis e a âncora de ouro assim dispostos constituem seu próprio distintivo. O chefe de azul representa a Marinha em seu esmalte clássico, a coluna jônica de ouro simboliza a função de apoio da Base e a faixa ondada alude ao Rio Meriti, que dá nome a Organização Militar.

 

MISSÃO

Base de Fuzileiros Navais do Rio Meriti (BFNRM), OM com autonomia administrativa, com sede na cidade de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro, subordinada ao Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra, tem o propósito de contribuir para o aprestamento dos meios da Força de Fuzileiros da Esquadra nela aquartelados, sob a direção de Oficial Superior do Corpo de Fuzileiros Navais.