No dia 8 de junho, a Academia Brasileira de Letras (ABL) e o Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) realizaram uma doação de livros para a Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) Ilha do Governador - Unidade Cocotá. O material foi entregue à coordenadora da unidade, Isabel Cristina Gomes Moreira, e integrará o acervo da instituição. Ao todo, foram doados 32 títulos, que contam com romances, livros infantis e livros de poemas de autores brasileiros como Afonso Arinos, Casimiro de Abreu e Marco Lucchesi.
A contribuição feita pela ABL e entregue pelo CIASC faz parte de uma parceria estabelecida entre as duas instituições em 2018, cujo objetivo é incentivar o hábito da leitura e a divulgação da literatura brasileira. Os livros doados ajudarão a estimular a leitura dos mais de 800 alunos da unidade da FAETEC no Cocotá.
A doação dos livros foi um primeiro passo para uma parceria maior que está sendo firmada entre o CIASC e a unidade da FAETEC, com o intuito de estreitar ainda mais os laços da MB com a comunidade insulana. Por meio da parceria, a unidade do Cocotá receberá, no final do corrente ano, uma Ação Cívico-Social (ACISO) do CIASC, Organização Militar da MB também localizada na Ilha do Governador. Com essa ação, serão realizadas melhorias nas instalações da Fundação, como pintura, reparos no espaço interno e externo e a criação de uma sala de leitura.
Além disso, está sendo planejada uma colaboração da FAETEC com o Programa Forças no Esporte (PROFESP) sediado no CIASC, a fim de oferecer um complemento educacional profissionalizante aos jovens atendidos pelo programa. Assim, pretende-se disponibilizar os mais de 70 cursos oferecidos pela Fundação, como de elétrica, hidráulica, barbearia, empreendedorismo e padaria, aos jovens participantes do PROFESP-CIASC.
“Instruir é construir!”
Legenda foto 01: Militar do CIASC entrega os livros doados pela ABL à coordenadora da FAETEC – Unidade Cocotá.