A Escola

A Escola \  contato

 
              A ativação da Escola de Liderança do CIASC se deu em 24 de maio de 2011.
          O Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) possui, em sua estrutura organizacional, escolas para a instrução nas diversas áreas de conhecimento relacionadas à capacitação dos Fuzileiros Navais. Neste contexto, foi ativada a “Escola de Liderança” do CIASC, que, em estreita coordenação com a Diretoria de Ensino da Marinha, tem como principais tarefas: conduzir o ensino de liderança para Oficiais e Praças, Fuzileiros Navais, dos diversos cursos de carreira do CFN, ministrados por aquele Centro; compor equipes Móveis de Instrução, conforme o capítulo 4 do CGCFN-13, para, a pedido das OM interessadas, fornecer instrução complementar sobre liderança; contribuir para o enriquecimento do “Portal de Liderança” da MB; e promover o intercâmbio de conhecimentos com os demais setores da MB e órgãos extra-MB.
 

          O Corpo de Fuzileiros Navais, por intermédio da Escola de Liderança do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), criou a primeira pista de liderança militar do Brasil, sendo inaugurada em 29 de agosto de 2013, pelo Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante-de-Esquadra (FN) Fernando Antonio Siqueira Ribeiro, recebendo o nome Pista de Liderança Sargento Lucas, uma singela homenagem feita pelo Contra-Almirante (FN) Nélio de Almeida, à época comandante deste Centro, em reconhecimento ao amor e dedicação à Marinha evidenciado pelo referido militar.

          A pista de liderança tem como propósito contribuir para o desenvolvimento da capacidade de liderança de Oficiais e Praças da Marinha do Brasil, o que pode se estender a outras Forças singulares e auxiliares, além de empresas civis que solicitarem e forem autorizadas pelo comandante.
          A pista fisicamente é composta de onze estações com eventos fixos e móveis e operacionalmente está organizada em três módulos: Básico, intermediário e avançado. Para sua execução é feito briefing onde as normas de segurança e regras de execução são devidamente apresentadas, cabe ressaltar que foi elaborado um Tema Tático para atender as pequenas frações de tropa onde é exigido, além da execução do evento, raciocínio para responder as questões apresentadas, proporcionando um alto nível de adestramento. Após a execução da Pista é realizado um debriefing, sobre o desempenho das equipes, obedecendo-se aos aspectos de liderança.
 
 

Contato

Tel.: (21) 3866-1483 - Escola de Liderança  

Email:  venturim.junior@marinha.mil.br