Pular para o conteúdo principal

Simulador do CIASC é empregado no Exercício de Emergência Nuclear 2026

  • Publicado em 09/09/2026 - 16:12
  • Atualizado em 09/09/2026 - 16:13
Compartilhe:

 

Enviado por 12160997 em

               Entre os dias 18 e 20 de agosto, o Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) participou do Exercício Parcial Integrado de Resposta à Emergência e Segurança Física Nuclear da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (EXPAR-2026), realizado nas instalações do Centro de Coordenação e Controle de Emergência Nuclear (CCCEN), em Angra dos Reis (RJ).

               Conduzido na modalidade Tabletop Exercise (TTX), o exercício contou com o emprego do Simulador para Auxílio ao Gerenciamento de Respostas à Emergência e Segurança Nucleares (SAGRES-N) como ferramenta de apoio à sua condução e acompanhamento.

               O EXPAR 2026 teve como objetivo testar e aprimorar as ações previstas no Plano de Emergência Externo do Estado do Rio de Janeiro (PEE/RJ), no Plano de Emergência Municipal de Angra dos Reis (PEM/RJ) e nos Planos Complementares (PEC) das instituições que compõem o Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (SIPRON). Ao longo da evolução de um cenário simulado, gerenciado pelo SAGRES-N, os participantes foram submetidos a diferentes situações que demandaram análise, coordenação interagências e tomada de decisão.

               O emprego do SAGRES-N no EXPAR 2026 contribuiu para a organização e o acompanhamento do desenvolvimento do exercício, bem como para o registro das interações decorrentes das situações apresentadas. A iniciativa representa, ainda, uma importante aplicação da capacidade de simulação desenvolvida no âmbito do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), em um ambiente caracterizado pela participação de diferentes instituições e pela necessidade de coordenação e compartilhamento de informações no processo decisório.


Respondedores (sentados nas cadeiras) e avaliadores (usando colete amarelo) durante o exercício EXPAR 2026 utilizando o SAGRES-N nos computadores.

Vista da sala de situação do CCCEN, observando as instituições envolvidas na resposta utilizando o SAGRES-N nos computadores.

Compartilhe: