O Curso de Aperfeiçoamento Avançado de Oficiais do Corpo de Fuzileiros Navais (C-ApA-CFN), do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), realizou Exercício no Terreno, na região de Macaé (RJ), no período de 28 de junho a 8 de julho.
Este ano, o C-ApA-CFN possui 66 Oficiais-Alunos, sendo uma Oficial do sexo feminino e um da Argentina, aprimorando os conhecimentos científicos tecnológicos e doutrinários para o exercício operativo de cargos e funções em Estados-Maiores ao nível Batalhão e Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais até o nível de Unidade Anfíbia (UAnf), com ênfase no caráter expedicionário das Forças de Fuzileiros Navais.
A atividade curricular do curso compreende a abordagem tática do terreno a partir de postos de observação que permitem ao Oficial-Aluno consolidar os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula sobre Assalto Anfíbio e Incursão Anfíbia.
A perspectiva do campo de batalha com estudo tático no próprio local permite a retificação ou a ratificação dos planos elaborados sobre a carta topográfica e contribui para o processo decisório, na medida em que o exercício se aproxima das condições reais apresentada pelo terreno estudado.
Alunos do C-ApA-CFN realizam Exercício no Terreno na região de Macaé (RJ)