CIASC realiza Curso Internacional de Inteligência Militar em Operações de Paz

CIASC realiza Curso Internacional de Inteligência Militar em Operações de Paz

No período de 14 de setembro a 07 de outubro, o Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav), do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), realizou o United Nations Peacekeeping Intelligence Officers Course (UN MPKIO Course). A atividade teve o objetivo de disseminar conceitos e tarefas desenvolvidas por um Oficial de Inteligência no âmbito de uma Operação de Paz. Além disso, o curso foi submetido à avaliação do Serviço de Treinamento Integrado do Quartel General das Nações Unidas, visando sua certificação junto à Organização das Nações Unidas.

No dia 06 de outubro, o Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante (FN) Carlos Chagas Vianna Braga, conduziu uma apresentação para os alunos sobre o tema: The evolution of the use of force and the challenge of intelligence in peacekeeping.

O Curso teve a cerimônia de encerramento no dia 07 de outubro e contou com a presença de 10 discentes, sendo 07 Oficiais da Marinha do Brasil e 03 militares de nações amigas (Canadá, Namíbia e Nigéria). A atividade também contou com a participação de uma instrutora do Exército do Uruguai.