O Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), por intermédio da Escola de Operações Especiais (EsOpEsp), concluiu, em 19 de junho, a 2ª Fase do Curso Especial de Comandos Anfíbios 2026 (C-Esp-ComAnf/2026), denominada Adaptação à Atividade de Operações Especiais.
Ao longo de seis semanas, os alunos cumpriram um intenso programa de instrução nas áreas de combate, natação, armamento, comunicações, primeiros socorros e técnicas de patrulha, entre outras disciplinas. Na semana final, foram submetidos a uma série de avaliações práticas iniciadas na Ilha da Marambaia, com a Operação Tempestade na Areia — uma marcha de mais de 40 km pela Restinga da Marambaia —, seguida da Operação Conduta e do Teste de Reação de Líderes, que avaliaram liderança, resistência, tomada de decisão e trabalho em equipe sob fadiga. As atividades foram concluídas no BtlOpEspFuzNav, com a realização da Pista de Reação e da Pista de Lutas, conduzida pelo PAMM, encerrando o ciclo avaliativo da 2ª Fase.
A partir de agora, os alunos iniciarão a 3ª Fase do curso, denominada Aprimoramento da Técnica de Operações Especiais. Nesta etapa, a ênfase será direcionada à ampliação dos conhecimentos técnico-operativos e ao desenvolvimento da capacidade de planejamento e execução de missões de Operações Especiais, proporcionando aos alunos as melhores condições para a assimilação dos conteúdos e técnicas que serão empregados nas fases subsequentes da formação.
Com duração total de 34 semanas, o Curso Especial de Comandos Anfíbios tem por finalidade preparar oficiais e praças da Marinha do Brasil para o planejamento e a execução de Operações Especiais de Fuzileiros Navais.

Foto – Pista de Lutas conduzida pelo PAMM.