
Em 26 de abril, o Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) realizou a cerimônia de conclusão do Estágio de Qualificação Técnica em Guerra Anfíbia 2024 (E-QTe-GAnf/2024). Presidida pelo Comandante do CIASC, a cerimônia contou com a presença de autoridades, dentre elas o Comandante do Navio-Escola Brasil, e de familiares dos formandos.
Com duração de quinze semanas, o E-QTe-GAnf integra o novo itinerário formativo para Oficiais do Corpo de Fuzileiros Navais e possui caráter eminentemente prático e operativo com atividades multidisciplinares que visam qualificar os futuros Segundos-Tenentes Fuzileiros Navais (FN), por meio da atualização e ampliação de conhecimentos doutrinários para o exercício das funções operativas de Comandante de Pelotão de Infantaria de Fuzileiros Navais, com ênfase no caráter expedicionário.
Entre as disciplinas ministradas no Estágio, destacam-se o Treinamento Físico Especializado, Operações Ofensivas e Defensivas, Ações Táticas, Emprego Tático de Armamentos, Apoio de Serviço ao Combate e Comunicações, além da realização de quatro Exercícios no Terreno (ET).
Cabe ressaltar, que este ano, 32 Guardas-Marinha (FN) realizaram e concluíram o Estágio, com destaque para as duas do sexo feminino, GM (FN) JULIA DOMINGUES PORTUGAL e GM (FN) CAROLINE ÁVILA DOS SANTOS, que tiveram participação destacada e reforçam a importância da presença feminina nas fileiras da Marinha do Brasil e do Corpo de Fuzileiros Navais.
Data de publicação: 26 de Abril de 2024