Pular para o conteúdo principal

Noticias página

O Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste (CHN-6), organização militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), recebeu, em maio, autonomia para a edição das camadas “Batimetria Final”, do software Bathy DataBASE, e “Fundo e Perigos”, do software Hydrographic Production Database (HPD), responsáveis pelo armazenamento de informações batimétricas da Hidrovia Paraguai-Paraná (HPP).

O Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Caravelas”, subordinado ao Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste, desatracou, no dia 5 de maio, de Porto Murtinho-MS para dar continuidade à Comissão SONDOPE-2025.

No período de 26 de março a 4 de abril, o Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste (CHN-6), por meio da Lancha Balizadora de Águas Interiores (LBAI) “Piracema”, realizou a inspeção, em caráter militar, dos sinais náuticos de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A comissão teve como objetivo reforçar a segurança da navegação na região do Tramo Norte da Hidrovia Paraguai-Paraná (HPP), no trecho compreendido entre Corumbá-MS e Cáceres-MT.

No período de 8 de fevereiro a 1º de abril, o Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Caravelas”, com o apoio da Lancha Balizadora de Águas Interiores (LBAI) “Lufada”, embarcações subordinadas ao Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste (CHN-6), realizou a Comissão de Levantamento Hidrográfico “Cáceres/Rio Cuiabá 2025”. O trecho navegado compreendeu a região do Tramo Norte da Hidrovia Paraguai-Paraná (HPP), entre Ladário-MS e Cáceres-MT, e, no Rio Cuiabá, entre sua foz e Porto Jofre-MT.

      O Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste (CHN-6) realizou, de 22 de janeiro a 5 de fevereiro, por meio da Lancha Balizadora de Águas Interiores (LBAI) “Piracema”, inspeção dos sinais náuticos de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

       A comissão teve como objetivo reforçar a segurança da navegação na Hidrovia Paraguai-Paraná (HPP), no trecho compreendido entre Corumbá-MS e a Foz do Rio Apa-MS.

Após auditoria do Organismo Nacional de Certificação (ONC), entidade acreditada pela QA Certification Services, o Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste (CHN-6) recebeu sua primeira recomendação de manutenção do certificado ISO 9001:2015, em 08NOV2023. Foi o reconhecimento da qualidade de gestão e da excelência operacional desenvolvida por esta Organização, somente alcançada pelo engajamento da Tripulação.

O Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste (CHN-6), por meio da Lancha Balizadora de Águas Interiores (LBAI) “Lufada”, realizou, no período de 13 a 24 de novembro, inspeção dos auxílios à navegação do Tramo Sul do rio Paraguai no Mato Grosso do Sul.

A comissão inspecionou os 261 sinais náuticos (balizas e faroletes) instalados ao longo do trecho navegado, percorrendo cerca de 593,3 km, entre o município de Corumbá e a Foz do rio Apa, limite natural entre o Brasil e Paraguai, no município de Porto Murtinho.

           Atracou em 21 de junho no Cais da Base Naval Tamengo, na Bolívia, a Lancha Balizadora de Águas Interiores “Piracema”, em prol da Comissão Tamengo 2023, para realização do Levantamento Hidrográfico no trecho do Canal do Tamengo, no período de 21 a 30 junho. Na ocasião, os militares da Marinha do Brasil foram recebidos pelo Adido Naval do Brasil na Bolívia, Comandante do Quinto Distrito Naval em Santa Cruz, na Bolívia, Oficiais do Estado-Maior, Comandante da Base Naval do Tamengo e sua tripulação.

          No dia 25 de maio, o Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Caravelas” atracou no Porto de Assunção, no Paraguai, por ocasião da Comissão hidrográfica “SONDOPE 2023”, fruto de um acordo bilateral entre os governos do Brasil e do Paraguai. Tal acordo visa contribuir para a realização de serviços hidrográficos, sobretudo nas áreas cartografadas no trecho exclusivamente paraguaio da Hidrovia Paraguai-Paraná (HPP).

          No dia 3 de março, o Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Caravelas”, após regressar da Comissão Levantamento Hidrográfico “Cáceres”, atracou no cais da Base Fluvial de Ladário, onde foi recepcionado pelos familiares da tripulação. O evento também contou com a participação da Banda de Música do Comando do 6º Distrito Naval.

 

          Com o propósito de contribuir para a segurança da navegação e salvaguarda da vida humana no rio Paraguai, o Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste (CHN-6), Organização Militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), realizou, de 22 de janeiro a 10 de fevereiro, inspeção e manutenção dos sinais náuticos instalados ao longo do rio Paraguai, no Mato Grosso do Sul.

 

          Criado em 23 de novembro de 2020, o prêmio “Almirante Dantas Torres”, reconhece o Comando do Distrito Naval que mais se destacou nas atividades de Auxílios à Navegação, em prol da Segurança da Navegação e do desenvolvimento da Economia Azul, bem como da execução do Plano de Trabalho de Auxílios à Navegação (PTAN).

           No ano de 2022, o Comando do 6º Distrito Naval foi, pela segunda vez consecutiva, agraciado com o prêmio, por ter alcançado a maior pontuação no critério adotado pela Diretoria-Geral de Navegação.

 

           Em Dezembro de 2022 o Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste (CHN-6) recebeu a Certificação ISO 9001:2015, concedido pela Empresa “Organismo Nacional de Certificação” (ONC).

          A certificação é uma importante etapa rumo à plena capacidade de produção cartográfica náutica, atividade primacial do processo de elevação do antigo Serviço de Sinalização Náutica do Oeste (SSN-6) para o atual Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste (CHN-6).

Com o propósito de contribuir para a segurança da navegação no Rio Paraguai, o Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste (CHN-6), Organização Militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), realizou, de 22 de agosto a 10 de

Com o propósito de contribuir para a segurança da navegação no Rio Paraguai, o Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste (CHN-6), Organização Militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), realizou, de 04 a 13 de ju