A Revista Marítima Brasileira (RMB), publicação oficial da Marinha do Brasil, foi fundada em 1851 pelo Primeiro-Tenente Sabino Elói Pessoa. É a revista marítima mais antiga do mundo em atividade – a primeira é a Morskoii Sbornik, da Rússia. Com edição trimestral, é destinada à publicação de artigos, dissertações, teses e notícias relacionados a diversos assuntos históricos, técnicos, estratégicos, políticos e do dia a dia militar. Assim sendo, é constantemente utilizada como material de estudo para questionamentos atuais e para provas nos cursos da Marinha.
A RMB é editada pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), dentro dos padrões de produção científica reconhecidos pelos meios acadêmicos. Por isso e por atender a várias áreas do conhecimento, possui conceito Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Com o propósito de induzir à consciência marítima, é distribuída para universidades públicas e privadas, bibliotecas públicas e privadas estaduais e dos municípios com mais de 90 mil habitantes, Sociedades de Amigos da Marinha, clubes náuticos, adidos navais estrangeiros no Brasil, Escolas Navais e de Guerra Naval de países onde exista adido naval brasileiro, bibliotecas estrangeiras que tenham acordo com a Biblioteca Nacional do Brasil e para revistas nacionais e estrangeiras, por reciprocidade.
A Revista visa ao desenvolvimento da consciência marítima buscando:
- Contribuir para o aperfeiçoamento dos recursos humanos, fornecendo subsídios necessários ao aprimoramento da cultura geral e profissional de oficiais e graduados.
- Estimular a participação de oficiais e praças nas atividades culturais, permitindo a divulgação de ideias e experiências adquiridas durante a vida militar.
- Contribuir para o estudo e o desenvolvimento da Doutrina Militar.
- Divulgar atividades e realizações da Instituição e das Organizações Militares (OM).
- Manter informado o público interno sobre assuntos de interesse comum à Marinha e aos seus integrantes.
- Divulgar junto ao público externo atividades da Instituição e reforçar sua imagem perante a sociedade brasileira.
- Estimular o espírito de corpo e o moral dos integrantes das OM.
- Fazer um registro histórico e ilustrado da vida das OM, em proveito de suas tradições.
Atualmente, a RMB possui cerca de 320 páginas, distribuídas em sete seções:
- Nossa Capa – Matéria principal da edição.
- Artigos – Contém artigos assinados por militares e civis, versando sobre assuntos relacionados à Marinha e afins.
- Revista de Revistas – Sinopses de matérias publicadas originalmente em revistas e outros periódicos do Brasil e do exterior.
- Noticiário Marítimo – Notícias atuais mais significativas da Marinha do Brasil e de outras Marinhas, incluída a Mercante, e de outras áreas de interesse da comunidade marítima.
- Aconteceu há Cem Anos – Seleção de matérias publicadas nas edições de um século atrás, mantendo-se a grafia de época. O que acontecia na Marinha brasileira, no País e em outras partes do mundo.
- Necrológio – Registro de falecimentos de oficiais da Marinha do Brasil, complementado por textos opinativos assinados por pessoas que com eles conviveram.
- Doações à DPHDM – Relação dos livros e periódicos doados à Biblioteca da Marinha no período, com seus respectivos doadores.
A RMB tem tiragem atual de 8.500 exemplares. Clique no gráfico abaixo para visualizar a distribuição da revista por grupos de leitores, em janeiro de 2014.