Pular para o conteúdo principal

GTranslate

Portuguese English Spanish

Professor da Escola de Guerra Naval palestrou no 12º World Ocean Summit, sediado em Tóquio

 

 


O Comandante Beirão abordou o Planejamento Espacial Marinho

 

Durante a primeira semana de março, o Capitão de Mar e Guerra (RM1) André Panno Beirão, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM) da Escola de Guerra Naval (EGN), participou do 12º World Ocean Summit (WMU), sediado em Tóquio (Japão), sendo o único brasileiro a palestrar na conferência. O evento é considerado um dos principais no ramo marítimo, congregando os maiores stakeholders da área.

Patrocinado pela London School of Economics, pela revista The Economist e pela Nippon Foundation, o encontro contou com 166 palestrantes, dentre mais de 900 delegados. O Comandante Beirão palestrou sobre o Desenvolvimento do Planejamento Espacial Marinho e a Segunda Metade da Década do Oceano, discorrendo sobre a sua evolução em termos de políticas públicas voltadas para o mar, considerando o caso brasileiro.

O evento contou com apresentações do Secretário da Organização Marítima Internacional (IMO), Arsenio Dominguez; do representante da ONU para os Oceanos, Peter Thomson; e da Secretária-Geral da International Seabed Authority, Letícia Reis de Carvalho. Na ocasião, o Comandante Beirão reuniu-se com o Diretor-Geral da World Maritime University (WMU), Professor Ronán Long, o qual manifestou interesse em estreitar laços e efetivar uma cooperação acadêmica com o PPGEM – “Programa que já lhe era conhecido como “o melhor Programa que estuda o mar em todo o sul global”, observou o Comandante Beirão.

A conferência oportunizou, também, o encontro com o Presidente da Nippon Foundation, Yohei Sasakawa, líder do principal órgão de financiamento e fomento de bolsas para pesquisas nos oceanos em todos os níveis, via seu programa SEABED 2030. Conforme o Comandante Beirão, o Presidente da Nippon Foundation demonstrou interesse em vir ao Brasil e à EGN, para estabelecer uma cooperação e possível fomento às pesquisas realizadas pela Escola.

 

 

 

 

 

O Coordenador do PPGEM e o Diretor-Geral da WMU

Compartilhe: