
A Marinha do Brasil participou da conferência “Além da Anglosfera: Política e Estratégia Marítimas Fora do Mundo de Língua Inglesa”, evento acadêmico internacional que marcou o lançamento de um projeto de pesquisa conjunto entre o Centro de História Militar e Estudos Estratégicos (CMHSS) da Universidade de Maynooth, na Irlanda, e a Escola de Guerra Naval (EGN). O projeto busca ampliar o debate sobre a teoria e a prática da estratégia marítima e naval, explorando perspectivas que transcendem a visão anglófona tradicional, predominante nas análises estratégicas globais.
O encontro ocorreu na cidade de Maynooth, no campus da universidade de mesmo nome, em 30 e 31 de outubro, reunindo acadêmicos, pesquisadores e profissionais de defesa de diversos países para discutir os fundamentos, desafios e particularidades das políticas e estratégias marítimas e navais em contextos europeus, africanos, asiáticos e latino- americanos. A proposta central é promover o diálogo acadêmico a partir de múltiplas referências culturais e linguísticas, valorizando as contribuições de diferentes tradições estratégicas e incentivando a construção de um pensamento marítimo verdadeiramente global.
A conferência contou com a participação de oficiais da Marinha do Brasil, cujos artigos foram aceitos pela organização, reforçando o compromisso institucional com a internacionalização acadêmica da EGN e a inserção da mentalidade marítima brasileira no debate estratégico internacional. Participaram do evento o Capitão de Mar e Guerra Noritomi e o Capitão de Fragata Saar, ambos do Estado-Maior da Armada (EMA); o Capitão de Fragata Moreno, do Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA); o Capitão de Fragata Bruno Ferreira, atualmente doutorando no King’s College London (KCL); o Capitão de Mar e Guerra (RM1) Braga, do Centro de Estudos Político-Estratégicos (CEPE); o Capitão de Mar e Guerra (RM1) William Moreira (EGN); e o Capitão de Mar e Guerra (Ref.) José Augusto.
William Moreira atuou como coorganizador do evento, juntamente com o Professor Ian Speller, da Universidade de Maynooth. Os dois professores iniciaram o projeto há cerca de um ano, por meio de uma chamada internacional de artigos para o tema objeto estudo. As propostas recebidas de diversos continentes permitiram a organização de uma conferência com nove painéis, totalizando cerca de trinta trabalhos apresentados, em dois dias.
A presença de oficiais brasileiros no evento simboliza um importante avanço no projeto de internacionalização da Escola de Guerra Naval, fortalecendo os laços de cooperação acadêmica com instituições estrangeiras e ampliando o intercâmbio de conhecimentos em estratégia, política e segurança marítimas. Ao inserir a visão brasileira em um fórum internacional dessa natureza, a Marinha do Brasil reafirma seu compromisso com o desenvolvimento de um pensamento marítimo plural, fundamentado no diálogo, na pesquisa e na cooperação global.