Enviado em: 23/06/2025
O Diretor da EGN, oficiais e integrantes da delegação
No dia 18 de junho, a Escola de Guerra Naval (EGN) recebeu a visita de uma delegação de alunos do Curso de Ciências do Estado, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A comitiva foi conduzida pelo Professor Paulo Roberto Cardoso, Presidente da Sociedade Amigo da Marinha (SOAMAR) - Minas Gerais, acompanhado das Professoras e Soamarinas Alice Castelani e Marina Bellinote. Inicialmente, os três reuniram-se com o Diretor da EGN, Contra-Almirante Gustavo Leite Cypriano Neves, e o Superintendente de Pesquisa e Pós-Graduação, Contra-Almirante (RM1) José Luiz Ferreira Canela.
O Professor Cardoso reuniu-se com o Diretor da EGN e o Superintendente de Pesquisa e Pós- Graduação
Posteriormente, a delegação assistiu a uma apresentação institucional, que abordou a estrutura, a missão e os cursos de Altos Estudos Militares da Escola; seguida de uma apresentação específica sobre as atividades da Superintendência de Pesquisa e Pós-Graduação (SPP), com ênfase no Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), que oferece cursos de Mestrado e Doutorado Profissional, para civis e militares. Foram apresentados, ainda, os cursos de Extensão, de Especialização e o Estágio de Pós-Doutorado da EGN, entre outras atividades desenvolvidas no âmbito da SPP, bem como as parcerias acadêmicas com instituições nacionais e internacionais.
A delegação, composta por alunos da disciplina de Introdução aos Estudos Estratégicos, visitou parte das instalações da Escola, conhecendo o Sistema Simulador de Guerra Naval do Centro de Jogos de Guerra; a Biblioteca; o Laboratório de Simulações e Cenários, quando puderam interagir com pesquisadores desse setor e do Núcleo de Avaliação da Conjuntura; e o Auditório Tamandaré. A visita teve como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos e o estreitamento de laços entre as instituições.
Os alunos assistiram a uma apresentação detalhada sobre as atividades da SPP
A delegação conheceu a estrutura do Centro de Jogos de Guerra

Os alunos também visitaram o Laboratório de Simulações e Cenários e interagiram com os pesquisadores