Escola de Guerra Naval sedia o 1º Jogo de Guerra Cibernética

Enviado em: 09/12/2024



1º Jogo de Guerra Cibernética da Marinha (JGCM) foi conduzido pelo Centro de Jogos de Guerra (CJG) da Escola de Guerra Naval (EGN)

Entre os dias 25 e 27 de novembro, foi realizada a fase de execução do 1º Jogo de Guerra Cibernética da Marinha (JGCM), atividade conduzida pelo Centro de Jogos de Guerra (CJG) em apoio à Diretoria de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha (DCTIM). O jogo teve propósito Analítico, nível decisório Operacional e utilizou a metodologia de seminário.

O evento reuniu cerca de 50 oficiais de diversas Organizações Militares (OM), incluindo o Centro de Projetos de Sistemas Navais, Centro de Tecnologia da Informação da Marinha, Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, Comando do 2º Esquadrão de Escolta, Comando em Chefe da Esquadra, Comando Naval de Operações Especiais, Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul, DCTIM, Diretoria de Gestão de Programas da Marinha, Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, além da Escola de Guerra Naval.

A atividade contou também com observadores de outras OM e órgãos governamentais, como o Centro de Análises de Sistemas Navais, Centro de Desenvolvimento Doutrinário de Guerra Naval, Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro e o Comando de Defesa Cibernética.

Dotado de um propósito iminentemente analítico, o jogo foi conduzido no formato de seminário, buscando-se explorar desafios e situações no nível decisório operacional que foram muito além do aspecto meramente técnico do domínio cibernético.