Enviado em: 31/10/2024
O Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB), em parceria com a Escola de Guerra Naval (EGN), promoveu, em 23 de outubro, o Simpósio “Aplicações de Novas Tecnologias nos Conflitos Atuais: Implicações e Perspectivas para a Força Naval”. O evento teve como propósito discutir os impactos das novas aplicações tecnológicas identificadas nos conflitos atuais e o pensamento estratégico marítimo naval no século XXI.
O Simpósio, realizado no Auditório Tamandaré da EGN, foi aberto pelo Presidente do CEPE-MB, Almirante de Esquadra (RM1-FN) Paulo Martino Zuccaro, que destacou a importância da tecnologia em todos os conflitos armados, ressaltando, contudo, que ela não é capaz de mudar a natureza da guerra. Consequentemente, uma vantagem tecnológica por parte de um dos contendores não é garantia de vitória. O ciclo de palestras teve início com a apresentação do Capitão de Mar e Guerra (RM1) Leonardo Mattos, Professor da EGN, que abordou o tema “Conflitos Atuais: uma síntese geopolítica e as tecnologias empregadas”.
Na sequência, o Prof. Dr. Érico Esteves Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, discorreu sobre “Política e a Gestão da Tecnologia em Defesa”, focando na vertente naval. A programação prosseguiu com as palestras do Vice-Almirante Alfredo Martins Muradas, da Diretoria-Geral do Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, sobre “Tecnologias e o Preparo da Força Naval”; e do Contra-Almirante Carlos Henrique de Lima Zampieri, Diretor de Sistemas de Armas da Marinha, que apresentou as “Tecnologias aplicadas nos Projetos Estratégicos da Marinha do Brasil”. Após as apresentações, houve um período de debates, moderado pelo Prof. Dr. Márcio Rocha, da Universidade Federal Fluminense (UFF).
O Simpósio contou com a participação de autoridades civis e militares, entre elas os ex-Comandantes da Marinha, Almirantes de Esquadra Roberto de Guimarães Carvalho, Julio Soares de Moura Neto e Ilques Barbosa Junior; do Ministro do Superior Tribunal Militar, Almirante de Esquadra Celso Luiz Nazareth, assim como Almirantes, Oficiais, Pesquisadores, Professores e Alunos dos Cursos de Altos Estudos Militares e de Pós-Graduação da EGN, da Escola Superior de Guerra, da UFF e de outras instituições de ensino superior.