CEPE-MB e EGN promovem simpósio sobre o Poder Naval e os desafios contemporâneos

Enviado em: 04/07/2024




A No dia 02 de julho, o Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB), em parceria com a Escola de Guerra Naval (EGN), promoveu o Simpósio “O Poder Naval e os desafios contemporâneos”, com o propósito de discutir os principais desafios da segurança internacional e suas implicações para a defesa dos interesses marítimos brasileiros; e ampliar a compreensão da importância do pensamento estratégico naval no século XXI.

O evento foi aberto pelo Presidente do CEPE-MB, Almirante de Esquadra (RM1-FN) Paulo Martino Zuccaro. Na sequência, o Professor Doutor Ian Andrew Speller, da Universidade Maynooth (Irlanda), abordou “Os desafios do Poder Naval à luz das guerras e crises contemporâneas”. Ele discorreu sobre alguns dos conflitos atuais - guerra Rússia-Ucrânia, ataques terroristas no Oriente Médio e as disputas entre os Estados Unidos da América e a China -, destacando os impactos da tecnologia nas ações navais. “A negação ao uso do mar não se faz hoje apenas pelos meios navais, mas por drones, mísseis e ataques aéreos”, completou.

Ele ressaltou que o Poder Naval precisa “ser pensado dentro da política nacional”, observando que, devido à complexidade do cenário atual, as relações dos atores variam entre cooperação e competição. O Professor Ian Speller chamou ainda a atenção para novos desafios, como as mudanças climáticas; tráfico de drogas e de pessoas; e pirataria.

A programação teve continuidade com a apresentação do Capitão de Mar e Guerra (RM1) Prof. Dr. William S. Moreira sobre “O Pensamento Estratégico e o Poder Naval”. Na sequência, o Contra-Almirante Dino Ávila Busso, Subchefe de Estratégia do Estado-Maior da Armada, abordou o tema “Preparando o Poder Naval”. Uma sessão de debates encerrou o Simpósio, que contou com a presença de autoridades militares e civis, professores, pesquisadores, alunos da EGN e pessoas interessadas no tema.