Grupo Economia do Mar da Escola de Guerra Naval recebe o Diploma José Alencar na ALERJ

Enviado em: 02/07/2024




No dia 26 de junho, o Grupo Economia do Mar (GEM) da Escola de Guerra Naval (EGN) foi agraciado com o “Diploma José Alencar”, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). O Grupo foi representado pelo Superintendente de Pesquisa e Pós-graduação da EGN, Contra-Almirante (RM1) José Luiz Ferreira Canela. Durante a solenidade, também foi concedida uma Moção de Congratulações, Aplausos e Louvor para o Prof. Dr. Thauan Santos, Coordenador do GEM.

Participaram da cerimônia o Almirante de Esquadra (RM1) Ilques Barbosa Júnior, ex-Comandante da Marinha do Brasil; e o Almirante de Esquadra (RM1) Marcelo Francisco Campos, Presidente da Fundação de Estudos do Mar (FEMAR). O Diploma José Alencar é destinado a entidades ou pessoas que reconhecidamente contribuem para o crescimento e desenvolvimento econômico do estado do Rio de Janeiro.

O GEM, criado em 2019 por iniciativa do Prof. Dr. Thauan Santos, é o primeiro grupo de pesquisa do Brasil na área de Economia do Mar e Economia Azul cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq). O objetivo do GEM é contribuir com as políticas públicas nacionais e regionais relacionadas à economia do mar.

A equipe é composta por mais de 70 pesquisadores, integrando professores, pós-doutores, doutores e mestres, bem como estudantes de graduação, mestrado e doutorado. As produções do GEM incluem livros, relatórios, artigos científicos e entrevistas em diferentes áreas de atuação. O Grupo produz, mensalmente, duas publicações: “GEM Policy Brief”, que consolida pesquisas realizadas pelos 12 subgrupos de pesquisa; e “GEM Newsletter”, que aborda as principais matérias e notícias relacionadas à economia do mar do Brasil e do mundo.