Escola de Guerra Naval participa da Fase de Execução do Inter-American War Game/2024

Enviado em: 13/06/2024


No período de 04 a 14 de junho, foi realizada a Fase de Execução do Inter-American War Game/2024 (IAWG/2024), com a participação das Escolas de Guerra Naval dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.

O IAWG é um jogo de guerra anual, do tipo didático, conduzido a distância por meio de seminário, via WEB. Nesta edição, a Escola de Guerra Naval do Uruguai foi responsável pela coordenação e condução do jogo.

“O jogo permite exercitar o trabalho de Estado-Maior em nível operacional, em um cenário multinacional. Também contribui para estreitar os laços de cooperação e amizade entre as Escolas de Guerra Naval do Hemisfério Ocidental, possibilitando ampliar o debate acadêmico em temas relacionados à Segurança Marítima e às perspectivas jurídicas de cada país, adotadas para os incentivos e movimentos gerados no jogo”, destaca o Capitão de Mar e Guerra (RM1) Cesar Vidal, gerente do jogo.

O Diretor da EGN destacou as relações de cooperação e os intercâmbios entre os dois países e as suas Marinhas. A celebração da Data Grada dos países dos Oficiais-Alunos estrangeiros faz parte de uma tradição da EGN de manifestar a relevância da participação de representantes de Marinhas Amigas nos seus cursos.

Participaram dessa edição, além de instrutores da Escola de Guerra Naval, um especialista em ações cibernéticas do Comando Naval de Operações Especiais, que contribuiu durante os seminários e desafios impostos na fase de execução do jogo.