A Escola de Guerra Naval celebra o Dia Nacional da República de Camarões

Enviado em: 28/05/2024



A Escola de Guerra Naval celebra o Dia Nacional da República de Camarões Oficial-Aluno da República de Camarões, agradecendo a homenagem


No dia 20 de maio, a Escola de Guerra Naval (EGN) realizou uma cerimônia alusiva à Data Grada da República de Camarões – o Dia da Independência. Originalmente, comemorado em 1º de janeiro, o dia passou a ser celebrado em 20 de maio, em lembrança à data do referendo, ocorrido em 1972, que decidiu pela unificação do país. Este ano, o Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS) tem a participação do Capitão de Corveta Bindang Ngema Aurelien Ronald de Benoit, da Marinha de Camarões.

Presidida pelo Diretor da EGN, Vice-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, a cerimônia contou com a presença do Superintendente de Ensino, Contra-Almirante (RM1) Eduardo Augusto Wieland; de representantes da turma do C-EMOS; e de parte da tripulação da EGN.

Durante o evento, foi tocado o hino da República de Camarões, seguido da alocução do Capitão de Corveta Bruno Cardoso da Silva, Oficial-Aluno do C-EMOS, que abordou a importância da data, ressaltando aspectos históricos, culturais e econômicos. Também discorreu sobre a parceria entre o Brasil e Camarões, observando que o Brasil reconheceu a independência do país ainda em 1960. Na sequência, o Capitão de Corveta Bindang agradeceu a homenagem.

O Diretor da EGN destacou as relações de cooperação e os intercâmbios entre os dois países e as suas Marinhas. A celebração da Data Grada dos países dos Oficiais-Alunos estrangeiros faz parte de uma tradição da EGN de manifestar a relevância da participação de representantes de Marinhas Amigas nos seus cursos.


Da esquerda para a direita: Contra-Almirante (RM1) Wieland, Vice-Almirante Garriga e o Capitão de Corveta Bindang