Enviado em: 05/07/2023
No dia 29 de junho, a Escola de Guerra Naval EGN) recebeu a visita de uma delegação do Ministério da Defesa de Israel, conduzida pelo General de Brigada Oren Giber, Diretor do programa de blindados do Ministério da Defesa e pelo Tenente-Coronel (R1) Asaf Dvir, Diretor da Divisão de Cooperação Internacional América Latina. Após a recepção pelo Diretor da EGN, Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, a delegação participou de um colóquio, que reuniu representantes do corpo docente e discente da EGN, incluindo os pesquisadores do Programa Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM).
Inicialmente, o Sr. Dennis Citrinowicz, consultor do Ministério da Defesa de Israel, proferiu uma palestra abordando a “Geoestratégia do Oriente Médio”; na sequência, o Capitão de Fragata Leonardo dos Santos Palmeira, Encarregado da Área de Estudos III (Política e Estratégia) da EGN realizou uma apresentação sobre a “Amazônia Azul: características e desafios”. Após, ocorreu a sessão de debates, contando com a presença do Presidente do Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB), Almirante de Esquadra (RM1-FN) Paulo Martino Zuccaro; do Superintendente de Pesquisa e Pós-Graduação, Contra-Almirante (RM1) Marcio Magno de Farias Franco e Silva; e do Superintendente de Ensino, Contra-Almirante (RM1) Eduardo Augusto Wieland.
Também integraram a delegação do Ministério da Defesa de Israel o Capitão de Mar e Guerra Semion Gamburg, Adido Defesa de Israel no Brasil; o Tenente-Coronel Omer Shohat, Chefe da Divisão de Armamento; e o Sr. Nissim Zimber, advogado daquela pasta. A visita teve como propósito o intercâmbio de conhecimentos.