A Escola de Guerra Naval celebra a Data Grada da República de Camarões

Enviado em:25/05/2023


A Oficial-Aluna da República de Camarões, agradecendo a homenagem


A Escola de Guerra Naval realizou nesta segunda-feira (22 de maio) cerimônia alusiva à Data Grada da República de Camarões – o Dia da Independência, originalmente, comemorado em 1º de janeiro, passou a ser celebrado em 20 de maio, em lembrança à data do referendo, ocorrido em 1972, que escolheu a unificação do país. Este ano, participa do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS), a Capitão de Corveta Koumou Akono Marie Christelle, da Marinha daquele país. O Diretor da Escola de Guerra Naval (EGN), Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, presidiu a cerimônia, que contou com a presença do Superintendente de Ensino, Contra-Almirante (RM1) Eduardo Augusto Wieland; do Vice-Diretor, Capitão de Mar e Guerra Fernando Luís de Carvalho Viana; de representantes do C-EMOS; e de parte da tripulação da Escola.

Durante o evento, foi tocado o Hino da República de Camarões, seguido da alocução da Capitão de Corveta (IM) Fabiana Pereira Macedo, oficial de ligação, que abordou a importância da Data Grada, ressaltando aspectos históricos. Também discorreu sobre as parcerias entre o Brasil e Camarões, observando que ambos são membros da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS). Na sequência, a Capitão de Corveta Koumou Akono agradeceu a homenagem.

O Diretor da EGN destacou as relações de cooperação entre o Brasil e Camarões, especialmente os intercâmbios entre ambas Marinhas. A celebração da Data Grada dos países dos Oficiais-Alunos estrangeiros faz parte de uma tradição da EGN de manifestar a relevância da participação de representantes de Marinhas Amigas nos seus cursos.



Contra-Almirante Garriga, Capitão de Corveta Koumou Akono e Contra-Almirante (RM1) Wieland