Alunos do Curso de Política e Estratégias Marítimas visitaram Instituições do Setor de Defesa em Washington

Enviado em: 02/12/2021


image

Nos dias 29 e 30 de novembro, os alunos do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM) realizaram Visita de Estudos a Instituições Militares e Civis em Washington (DC), nos Estados Unidos da América (EUA). O grupo de alunos, composto por 41 Oficiais-Alunos e dois Servidores Civis Nível de Superior, visitou a Junta Interamericana de Defesa (JID) e o Colégio Interamericano de Defesa (CID). A comitiva assistiu a uma apresentação do Presidente da JID, Vice-Almirante Alexandre Rabello de Faria, e à palestra sobre "As principais Problemáticas de Defesa e Segurança no Hemisfério”, proferida, no CID, pelo Capitão de Mar e Guerra Dobbin e pelo Prof. Dr. Roberto Pereyra Bordón.

Na sequência da programação, os alunos do C-PEM visitaram a Embaixada brasileira, onde foram recebidos pelo Embaixador Nestor José Forster Júnior, que discorreu sobre “A Relação do Brasil com os EUA”; e conheceram a Comissão Naval Brasileira em Washington (CNBW). O Presidente da Comissão, Capitão de Mar e Guerra (IM) José Augusto Correia Neto, apresentou as tarefas e responsabilidades da CNBW. Na ocasião, tiveram a oportunidade de conversar com o Adido Naval do Brasil nos Estados Unidos, Contra-Almirante Rogério Ferreira Rodrigues, a respeito dos desafios e responsabilidades em suas carreiras.

A Visita de Estudos do C-PEM integra o currículo do curso, que visa capacitar os Oficiais e Civis convidados a analisarem, com propriedade, os arranjos de Forças atuais e as necessidades futuras da Marinha para o atendimento da Política de Defesa Nacional.