Oficiais-Alunos do C-PEM e C-EMOS participam de palestras e mídia training organizados pelo CCSM

Enviado em: 19/07/2021


image

Nos dias 13, 14 e 15 de julho, os Oficiais-Alunos do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM) e do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS) participaram de uma série de palestras organizadas pelo Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM) no Auditório Tamandaré. O evento faz parte das atividades curriculares dos cursos e tem como intuito ensinar técnicas de entrevista e capacitar os militares para, quando for necessário, assumirem a função de porta-voz.

O primeiro dia de evento começou com a apresentação do Contra-Almirante João Alberto de Araujo Lampert, Diretor do CCSM, que comentou sobre os perigos da Guerra das Narrativas e a importância de utilizar uma comunicação estratégica. Em seguida, os Oficiais-Alunos receberam o Major Ivan Blaz, Porta-Voz da Polícia Militar, que discursou sobre o papel do porta-voz e como é essencial levar a mensagem-chave da Instituição bem definida para uma entrevista. À tarde, o jornalista Valteno de Oliveira (TV Band), a Capitão-Tenente (T) Vanessa Rosana (CCSM) e o Capitão de Fragata Joabe (CCSM) abordaram o tema relacionamento com a imprensa.

Os dois dias restantes foram de treinamento. Os Oficiais-Alunos puderam vivenciar na prática a experiência de participar de uma coletiva com a imprensa. Baseado em casos fictícios criados pelo próprio CCSM, cada aluno teve a oportunidade de ser entrevistado individualmente como porta-voz da Marinha.

image

Oficial-Aluno participando da entrevista individual


image

Coletiva de imprensa simulada