Chefe do Estado-Maior da Armada profere Aula Inaugural para os Cursos de Altos Estudos Militares da Escola de Guerra Naval

No dia 04 de março, o Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Almirante de Esquadra Marcos Silva Rodrigues, proferiu a Aula Inaugural para os Cursos de Altos Estudos Militares de 2021 da Escola de Guerra Naval (EGN), abordando o tema “Plano Estratégico da Marinha – PEM 2040”. Na ocasião, destacou a importância do documento, que tem o propósito de orientar o planejamento da Marinha do Brasil a médio e longo prazos.

Durante a sua apresentação, o CEMA discorreu sobre o ambiente operacional marítimo e fluvial do Brasil, salientando que a Defesa Marítima de nossa Amazônia Azul, patrimônio de alta relevância para a nossa Nação, é uma questão de “Sobrevivência” e de “Prosperidade” para o Brasil, ressaltou as ameaças ao País, caracterizadas por um ambiente de incertezas que gera tensões e instabilidades e apresentou o Conceito Estratégico Marítimo-Naval, dentre outros assuntos.

A Aula, realizada no Auditório Tamandaré, foi destinada aos Oficiais-Alunos do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM) e do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS).