C-SUP

O C-Sup, destinado aos oficiais dos seguintes Corpos e Quadros:

▪ Corpo de Engenheiros Navais(EN);
▪ Corpo da Armada(CA), do Corpo de Fuzileiros Navais(FN) e do Corpo de Intendentes da Marinha(IM), opção Qualificação Técnica Especial(QTE);
▪ Corpo de Saúde da Marinha - Médicos(Md), Quadro de Cirurgiões-Dentistas(CD) e Quadro de Apoio a Saúde(S); e
▪ Corpo Auxiliar da Marinha : Quadro Técnico(T), Capelães Navais(CN)

   O C-Sup é realizado por dois segmentos de oficiais: o 1º segmento compreende o pessoal do CAM composto de oficiais T e CN, os oficiais EN e opção QTE do CA, do CFN e do CIM; e o 2º segmento compreende o pessoal do CSM composto pelos quadros de Md, CD e S.

   O 1º segmento realiza o curso na modalidade à distância, através da intranet/internet, que tem a duração de um ano letivo, complementando os conhecimentos, a preparação e experiência adquirida no decorrer da carreira. Aborda conhecimentos das áreas de gestão, logística, estratégia e operações.
  O curso consiste no estudo de lotes avulsos de disciplinas, com duração máxima de dois meses por lote. A avaliação é feita por meio de provas escritas (uma por disciplina), realizadas na EGN ou em Organizações Militares Responsáveis pela Execução Local (OREL), e pela elaboração, ao longo do curso, de um trabalho individual sob a forma de monografia, relacionada às linhas de pesquisa da Escola.
   O 2º segmento realiza o curso com ênfase em Gestão de Saúde, na modalidade à distância, com três encontros presenciais ao longo do ano e duração mínima de 382 horas. Realizam também as disciplinas de Administração Naval, Política e Relações Internacionais e Metodologia do Trabalho Acadêmico.

   A avaliação do curso com ênfase em Gestão de Saúde é feita por meio de provas e trabalhos, individuais e em grupo, e o detalhamento da avaliação encontra-se no capítulo 6. Ao longo do curso, deverá ser elaborado, também, um trabalho individual sob a forma de monografia, com linha de pesquisa do interesse da MB.

As linhas de pesquisa estão disponibilizadas na página do curso, no AVA.

O curso está organizado conforme previsto no currículo.