C-PEM

  O C-PEM é realizado com freqüência obrigatória na EGN, em regime de tempo integral, com duração de um ano letivo, sendo permeado pela aplicação da Sistemática de Planejamento de Alto Nível da Marinha, que visa a capacitar os Oficiais-Alunos (OA) a analisarem, com propriedade, os arranjos de Forças atuais e as necessidades futuras da Marinha para o atendimento da Política de Defesa Nacional. Desta forma, os Oficiais-Alunos, ao longo do Curso, elaboram a análise da conjuntura internacional, a análise da conjuntura nacional, o conceito estratégico naval decorrente e as capacidades que a Marinha deve possuir para o atendimento dos objetivos de defesa. Os arranjos de Força concebidos são testados, ao final do Curso, em um jogo de crise de caráter político-estratégico.

  Durante o Curso, os OA realizam trabalhos em grupo sobre temas atinentes à Política, à Economia e a Estratégia Naval e, em especial, um trabalho individual em nível de dissertação (monografia). Encontra-se inserida no currículo um curso de pós-graduação (MBA) em Gestão Internacional.

  O C-PEM não é um curso doutrinário. Os temas abordados não comportam interpretações rígidas ou soluções incontestes. A liberdade de pensamento e de expressão não será coibida pela existência de uma doutrina já firmada. As contribuições dos OA consideradas consistentes para a evolução do pensamento naval serão submetidas à apreciação do EMA pela EGN.